Ajudar Sim, Mas Da Forma Eficaz!


Há mais de vinte anos que guardo este  texto;  a primeira vez que o ouvi, foi na época do meu estágio, quando me propus como "observadora" em grupos de Famílias Anónimas (grupos de interajuda a familiares de adictos a substâncias ou de codependentes).

É sobre querer ajudar, e sobre a forma mais eficaz de o fazer, de forma que a ajuda seja mesmo um erguer e não uma dependência mais na vida de quem é ajudado.

De vez em quando partilho este texto, e agora volto a fazê-lo:


Imagem relacionada
Imagem da Internet


"O meu papel de apoiante NÃO É FAZER  coisas à pessoa que pretendo AJUDAR, mas sim, SER algo para ela, DANDO O EXEMPLO; NÃO É tentar controlar e mudar as suas acções, mas, através da COMPREENSÃO E CONHECIMENTO, MUDAR AS MINHAS REACÇÕES. Mudarei as minhas REACÇÕES  negativas para POSITIVAS; o medo em FÉ; o desprezo por aquilo que ele(ela) faz em RESPEITO pelo POTENCIAL que possui; a hostilidade em  COMPREENSÃO; e a manipulação ou protecção excessiva, em LIBERTAÇÃO COM AMOR, NÃO tentando fazer com que ele(ela) corresponda a uma imagem ou padrão, MAS DANDO-LHE UMA OPORTUNIDADE para ele(ela) seguir o seu próprio destino, seja qual fôr a sua escolha. TRANSFORMAREI o meu domínio EM ENCORAJAMENTO; o pânico em SERENIDADE; a inércia do desespero, em ENERGIA PARA O MEU PRÓPRIO CRESCIMENTO, e a auto-justificação em AUTO-COMPREENSÃO.

 A AUTO-PIEDADE E VITIMIZAÇÃO BLOQUEIAM UMA ACÇÃO EFICIENTE. QUANTO MAIS ME ABANDONO E ENTREGO À VITIMIZAÇÃO, MAIS SINTO QUE OS OUTROS É QUE TÊM A RESPOSTA PARA O MEU PROBLEMA, E QUE ELES É QUE TÊM QUE MUDAR, E NÃO EU.FAZENDO ISTO, TORNO-ME UM CASO SEM ESPERANÇA.
 O ESGOTAMENTO é o resultado de gastar a minha energia em agarrar-me teimosamente aos erros do passado, ou a tentar fugir para um futuro que ainda não chegou.   Projectar imagens do futuro e mantê-las ansiosamente, com medo que as coisas do futuro aconteçam ou não, GASTA TODAS AS MINHAS PRECIOSAS ENERGIAS, E DEIXA-ME INCAPAZ DE VIVER O DIA DE HOJE.CONTUDO, VIVER O DIA DE HOJE, É A ÚNICA FORMA DE TER UMA VIDA! Não pensarei nas acções futuras dos outros, nem esperarei que eles sejam melhores ou piores à medida que o tempo passa, porque com essas expectativas, eu, na realidade estou a tentar interferir. EU AMAREI E DEIXAREI FLUIR A VIDA, TAL COMO ELA É…Todas as pessoas estão SEMPRE a mudar! TUDO está em permanente MUDANÇA.Se eu tento julgar as pessoas, estou a fazê-lo tendo apenas como base o que PENSO saber sobre elas, não tendo em linha de conta TANTA coisa que eu não conheço.Acreditarei nas tentativas de progresso, e nas VITÓRIAS DESCONHECIDAS que tenham tido. EU TAMBÉM ESTOU SEMPRE A MUDAR ! E POSSO FAZER ESSA MUDANÇA DE UMA FORMA CONSTRUTIVA. EU  POSSO  MUDAR-ME.AOS OUTROS…APENAS POSSO AMÁ-LOS"


                                      (Texto de autor desconhecido)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um Dos Maiores Tabus Das Mulheres Mães…

5 Passos Eficazes Para Travar Pensamentos Obsessivos!

Onze Minutos Do Seu Dia