Onze Minutos Do Seu Dia

Para Experimentar O Bem Estar!

Resultado de imagem para positive psychology images
Imagem da Internet
Se você tivesse onze minutos cada dia para você fazer aquilo que melhor sabe fazer e poder brilhar no seu trabalho, na sua interacção com as pessoas, na sua vida em geral, o que é que você faria? Por onde você começaria?

Aproveitaria esse tempo para realmente se “conectar” com um colega? Usaria esse tempo para verdadeiramente se interessar pelas actividades do seu filho(a)? Telefonaria a algum amigo ou familiar? Aprenderia uma coisa nova ou daria espaço à sua criatividade!?

Actualmente, 5 de cada 10 pessoas relatam ter a oportunidade de fazer o que melhor fazem cada dia no trabalho, com outras pessoas, com a família, em actividades novas e criativas - um aumento de 30% na última década. Como resultado deste empenho, essas pessoas relatam que se sentem mais comprometidos e energizados, que o que fazem faz a diferença e é apreciado e têm muito mais tendência a descreverem-se como estando a “florescer” como pessoas e a optimizar os seus desempenhos.

Resultado de imagem para positive psychology images
Imagem da Internet

 Como é que estas pessoas obtêm estes resultados?

Para a maioria das pessoas que acompanho em sessões de Psicoterapia e Coaching em Psicologia Positiva, e que já completaram o seu questionário de avaliação das suas Forças ou Qualidades de Carácter, passa a ser fundamental saberem como começar a usá-las e a desenvolvê-las no seu dia-a-dia, criando um hábito diário de 11 minutos para esse desenvolvimento. Quer saber como é que isto funciona?

Pode Um Pequeno Hábito Fazer Uma Grande Diferença?

A excelente notícia chega quando sabemos que vários estudos (Bandura e  Dale H. Schunk) sugerem que acções pequenas, mas regulares, são o melhor caminho para se criarem diferenças duráveis, isto porque quando você decide dividir em pequenas etapas as Mudanças que quer fazer, e dar “passos de bebé” para as implementar, você NÃO se sente sobrecarregado nem exausto, e em vez disso, sente que começa a sentir-se bem sucedido em cada passo que dá.

Conforme a sua autoconfiança cresce e o seu medo de falhar diminui, você também sente que entra numa espiral de sucessos e de novos comportamentos. Isto torna-se particularmente verdade quando começar a desenvolver as suas forças de carácter dia após dia no seu trabalho, com a sua família ou em qualquer outra circunstância que deseje.

Mas também sei, que ao pensar que tem de se arranjar” tempo para estas práticas, começam os conflitos internos, porque na realidade que observamos, as chefias exigem resultados, os prazos têm de ser cumpridos, a família exige a nossa presença e os amigos reclamam a nossa ausência, e então parece que não conseguimos arranjar mais tempo disponível para praticar o nosso desenvolvimento, mesmo sabendo que iríamos recolher imensos benefícios!
No entanto, ao ter acesso a estudos publicados ,em que os investigadores estimam que cerca de 40% dos nossos dias, são meros hábitos adquiridos, então facilmente podemos decidir que alguma percentagem desse tempo de “hábitos pode ser usada para se implementarem novos hábitos, sem termos que arranjar mais tempo; conclusão: integrar os pequenos hábitos que desejamos desenvolver para as nossas Forças de Carácter, em actividades que são hábitos quotidianos para nós.

O Que Pode Fazer Para Criar Diáriamente Hábitos (mesmo pequenos) De Reforço Positivo?
Estes estudos já mencionados descobriram que os nossos hábitos funcionam num ciclo neurológico simples que compreende:
 » Uma sugestão que desencadeia o comportamento.
 » Uma rotina que passamos a praticar
» E uma recompensa que cria um desejo de fazer mais na próxima vez em que a sugestão desaparece.
E apenas para garantir que não existissem mais desculpas, decidi praticar os meus hábitos de desenvolvimento das minhas Qualidades de Carácter à prova de sobrecarga de tarefas, começando com apenas 11 minutos por dia.
E aqui estão as sugestões de como colocar em prática estes hábitos, e de como milhares de pessoas já o fazem:

» Primeiramente, Identifique Quais As Qualidades de Carácter Que Deseja Desenvolver E Praticar

Depois de ter feito (se ainda não o fez) o seu teste gratuito em https://www.viacharacter.org/survey/classes/Register?classCode=raisingupthebest  ,determine qual a Qualidade em que se quer focar de maneira a aproximar-se cada vez mais dos seus objectivos de fortalecer as Qualidades que deseja experienciar de futuro. 

Recomendo que comece as suas práticas com um Qualidade de cada vez.

»» Em Segundo Lugar, Sinalize O Hábito Em Apenas Trinta Segundos

Faça com que seja fácil começar por esta nova rotina ao hábito que você já possui (como sair da cama todas as manhãs, viajar para o trabalho ou ligar o computador), incorporando-o no seu ambiente natural (como colocar seu despertador em cima de seu equipamento de corrida, deixando o artigo que você quer ler na tela do seu computador ou anexar um lembrete de nota “post-it” às chaves do seu carro) ou usar uma frase começada por “ quando” ou “então” para relembrar o seu cérebro em situações específicas (como "Quando eu chegar ao trabalho, eu vou passar dez minutos com um colega "). Use uma ou mais destas estratégias para desencadear o comportamento desejado e crie um momento para pensar na “recompensa” esperando no final de sua rotina para potenciar os desejos que impulsionam o seu ciclo de hábitos.

»» Em Terceiro Lugar, Pratique As Suas Forças Ou Qualidades Numa Rotina De Dez Minutos

Mergulhe numa rotina que lhe permita desenvolver o máximo potencial da sua Qualidade escolhida para praticar.

»» Finalmente, Recompense-se Pelo seu (Novo) Comportamento Durante Trinta Segundos

Pense numa recompensa que seja física (como um smoothie  verde, uma massagem relaxante ou uma soneca) ou emocional (como sinalizar na sua lista o seu hábito como “cumprido” usar as redes sociais para compartilhar as suas realizações com amigos ou família, relatar o que você fez ao seu Coach ou Terapeuta).

Estas “recompensas” irão estimular o fluxo natural de dopamina através do seu cérebro. É preferível que você faça isso sem chocolate ou outras substâncias adictivas.

Será mais fácil de fomentar o seu hábito de desenvolvimento de Qualidades se você o implementar na mesma hora todos os dias. Além disso, porque os seus músculos de autor-regulação se desgastam ao longo do dia (porque você vai ter que regular as suas escolhas, emoções e comportamentos), ficará mais fácil interiorizar o seu hábito se você o iniciar mais cedo e não mais tarde. Ele também desencadeará uma série de emoções positivas para criar uma espiral ascendente de confiança e felicidade que irá impulsioná-lo para o resto do seu dia.

Então, tendo 11 minutos por dia como “presente” para desenvolver as suas Qualidades, qual delas escolheria para poder brilhar?

Resultado de imagem para positive psychology images
Imagem da Internet




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um Dos Maiores Tabus Das Mulheres Mães…

5 Passos Eficazes Para Travar Pensamentos Obsessivos!