8 Pontos Básicos Para Continuar Com Saúde Mental!

( Ou se sentir que precisa de a construir...)


Imagem relacionada
Imagem da Internet
Apesar de todos os esforços para se tratarem as doenças mentais durante décadas, nunca na história humana nos vimos tão confrontados com a urgente necessidade de nos dedicarmos á SAÚDE MENTAL, de desfocar da doença, para nos focarmos na prevenção e manutenção do que temos de SAÚDE.
A SAÚDE MENTAL é uma equação delicada com diversas variáveis; pela minha experiência diária como Psicoterapeuta, reúno aqui alguns fundamentos que me parecem as pedras basilares para uma real e eficaz auto estima, que é base desta área da saúde humana, tal como definido pela OMS:
"Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças e enfermidades".

Imagem relacionada
Imagem da Internet
Num documento das Nações Unidas- ONU - destacam-se alguns pontos desta questão:
A Saúde Mental é mais do que a ausência de transtornos mentais.
A Saúde Mental é uma parte integrante da Saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental.
A Saúde Mental é determinada por uma série de factores socioeconómicos, biológicos e ambientais.
O movimento internacional da PSICOLOGIA POSITIVA – ramo mais contemporâneo das Ciências Psicológicas – é o que mais se dedica a construir e a fortalecer a SAÚDE MENTAL.
Vejamos 8 factores em que podemos acrescentar muito valor e fazer a diferença na nossa própria Saúde Mental, e contribuir também para a Saúde Mental daqueles com quem vivemos e convivemos:
RESILIÊNCIA
“A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou ter robustez psicológica  para fazer face à pressão de situações adversas - choque, stress, etc. - sem entrar em colapso psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.”
A RESILIÊNCIA aprende-se com pessoas que não estejam já no patamar da amargura e frustração, e que já ultrapassaram dificuldades avassaladoras, podendo agora passar esse testemunho.
APRENDIZAGENS CONTÍNUAS
A disposição para se aprenderem temas novos, para se experimentarem novas soluções, e para trazer a CRIATIVIDADE ao mundo, de dentro de nós para fora, dá ao indivíduo humano a convicção de que o futuro está sempre em aberto, e nada do que está começado, está acabado.
CURISIDADE
Fundamento que completa o ponto anterior e que nos permite “entrar” dentro do que está à nossa volta, entender melhor o funcionamento das coisas, expandir os conhecimentos e construir a sabedoria.
RELACIONAMENTOS E AFECTOS CONSTRUTIVOS
Todos os relacionamentos humanos, sem excepção, são construções, que requerem empenho e dedicação diários; somos seres sociais pela nossa natureza primal, e apesar de se terem construído relações virtuais e instantâneas, são as relações do dia-a-dia que permanecem na nossa “base de dados” individual e colectiva. São os “tijolos” dos nossos afectos, e para serem bem-sucedidos, os relacionamentos têm que ter sempre três lados, num harmonioso triângulo equilátero: Dar – Receber – Partilhar.
AUTO OBSERVAÇÃO e REFLEXÃO
Pensa-se demais, fala-se demais, e deixou de haver espaço para que nos observemos a nós mesmos, no que pensamos, dizemos e fazemos, foge-se da reflexão como “o diabo foge da cruz”, quando é exactamente a REFLEXÃO sobre os acontecimentos, sobre o que se lê, fala e age, que nos leva a um aprofundamento do próprio Ser; REFLECTIR NÃO É pensar, mas sim aprofundar, mergulhar no “PARA QUÊ -  propósito -  e não no “porquê”. OBSERVARMO-NOS a nós mesmos permite-nos o distanciamento entre a aflição e a solução!

MINDFULNESS e MEDITAÇÃO
Uma actividade “não mental” valorizada no Ocidente apenas há algumas décadas; tanto o MINDFULNESS – observação da mente sem preconceitos, julgamentos ou rótulos, como a MEDITAÇÃO – nas suas variadas formas (contemplativa, guiada, com mantras ou palavras curtas, activa com movimentos, e outras formas) permitem-nos focar a atenção em temas simples e despojados, fazendo com que regressemos ao “aqui e agora”, quando nos encontramos dispersos e hiperagitados mentalmente.
LEITURA
O hábito de lermos capítulos, textos ou frases que nos tragam serenidade e reflexão construtiva diáriamente, é como uma “vitamina para a Alma”, funciona como âncora e bússola para o dia que vamos enfrentar e viver. É sem dúvida também um dos “tijolos” da nossa Saúde Mental, e que nos permite uma edificação sólida e bem baseada.
ACTIVIDADE FÍSICA e ALIMENTAÇÃO
Por último (mas não em último) o quanto colocamos o nosso corpo em movimento e que tipo de “carburante” consumimos faz toda a diferença na nossa Saúde Mental e global; sabendo que somos um composto de corpo – mente - espírito, cada um de nós pode escolher que tipo de actividade física mais lhe é confortável e que lhe devolve bem-estar, assim como procurar alimentos que, por inúmeras reacções bio químicas, nos permitem ter mais energia vital, mais disposição e mais robustez.
Para que a sua SAÚDE MENTAL se mantenha e aumente, comece por qualquer um destes pontos, mas COMECE e já hoje!
Resultado de imagem para positive psychology
Imagem da Internet



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Precisa Mesmo De Um Bom Ano Novo?...6 Etapas Para Um Bom Dia Novo!

Um Dos Maiores Tabus Das Mulheres Mães…